sábado, 16 de janeiro de 2016

Banho Anti-Pulgas E Outras Técnicas:

Banho Anti-Pulgas E Outras Técnicas:

1) PREPARAÇÃO DO BANHO ANTI-PULGAS PARA CACHORROS (Não use em gatos): Recomendamos usar Ibatox (Amitraz 12,5%), que é barato e amplamente difundido. Qualquer pet-shop ou agropecuária tem. Frascos de 40 ou 200ml. Diluir na proporção de 2ml por litro (2ml/l). Para facilitar, faça o seguinte: Compre na farmácia uma seringa pequena, de 5 ou 10ml.Lave bem uma garrafa de refrigerante vazia de 2 litros, encha com água da torneira e guarde a tampa.Abra o frasco do Ibatox e retire com a seringa EXATAMENTE 4ml (quatro mililitros). NÃO USE MAIS DO QUE ISSO!.Esvazie a seringa totalmente dentro da garrafa com água e feche bem a garrafa com a tampa.Lave bem a seringa e guarde junto com o frasco de Ibatox, bem fechado, para usar no futuro.Sacuda muito bem a garrafa, até todo o produto se misturar com a água. Vai ficar de uma cor branco-leitosa.TOME MUITO CUIDADO AO MANUSEAR O VIDRO DO IBATOX. É VENENO! Não manuseie dentro de pias onde alimentos serão lavados, nem deixe entrar em contato com a sua pele. Ao guardar, deixe fora do alcance de crianças e animais. Como usar: Dê um banho normal no cachorro, com shampoo anti-pulgas, como normalmente faria, e enxague. Depois, despeje devagar a garrafa do preparado com Ibatox em todo o pelo, esfregando bem com a mão para penetrar até a pele. Encharque bem, não esquecendo de passar ao redor do ânus, no rabo e nas patas, que são os locais para onde as pulgas fogem. Não espalhe na cabeça, e tenha muito cuidado para o produto não cair nos olhos, orelhas, nariz e boca. A cabeça não deve entrar neste tratamento, e você deverá fazer depois uam verificação manual para matar as pulgas que eventualmente forem para lá. Use uma garrafa inteira (2 litros) para cada cachorro. Deixe o produto agir por uns 10 minutos, pelo menos. Depois, enxague novamente e seque o pelo. Em casos de infestação muito grave, seque sem enxaguar e no dia seguinte dê mais um banho normal, enxaguando bem deste vez. Cuide para o cão não lamber o produto durante o banho. O mesmo vale para o uso de talcos. A ingestão destes produtos causa intoxicações graves!

2) PREPARAÇÃO PARA BORRIFAR NO AMBIENTE: O procedimento para o preparo é o mesmo do usado para o banho, mas a concentração pode ser um pouco maior. Pode ser usado 5ml para 2 litros de água (ou 25ml para um balde de 10 litros, ou 50ml para um balde de 20 litros). Misture a calda muito bem, tomando as mesmas precauções citadas acima e cuidando para não respingar nos olhos, e borrife dentro das casinhas e no piso onde os cachorros transitam. Para áreas maiores, o melhor é usar um pulverizador manual grande, como esta da foto ao lado. Retire os cachorros do ambiente antes da pulverização, e não deixe que voltem antes que o piso e as casinhas estejam secos. Repita a pulverização em 12 dias, e depois de novo em 24 dias. Depois destas três aplicações, o ritmo pode ser diminuído para uma vez a cada 45 dias, o que vai evitar novas infestações.

3) TRATAMENTO DE CHOQUE PARA CÃES COM GRAVES INFESTAÇÕES: Em casos de graves infestações de pulgas e carrapatos, ou em casos onde se torne impossível um banho (inverno rigoroso, chuvas, viagens, etc), pode ser feito um tratamento emergencial e imediato: Dê 01 (um) comprimido de Capstar via oral (57mg para cães grandes, ou 11,4mg para cães pequenos ou gatos) Isto elimina em questão de horas todas as pulgas e carrapatos adultos do animal, causando um tratamento de choque emergencial, mas não age sobre os ovos, larvas e pupas, ou seja, não é um tratamento completo, tendo efeito muito curto. Mas funciona maravilhosamente bem em casos emergenciais!

4) USO DE FRONTLINE E SIMILARES: Nossa experiência com Frontline e outros similares tem sido péssima, além do fato de que o custo é altíssimo. Funciona bem no início, mas a duração é muito pequena para o que custa. O melhor tratamento ainda é um banho anti-pulgas, e a utilização de um pente de pulgas para removê-las. Mas, se você planejar usar este tipo de tratamento tópico para pulgas e carrapatos em seu animal, siga as instruções relativas ao tempo de espera antes e depois para lavar seu bichinho de estimação. Caso contrário, o produto não terá o resultado esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário