sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Conheça Agora Os 12 Melhores Cães De Guarda

As 12 melhores raças para cães de guarda

Conheça 12 raças entre as melhores do mundo para servir como cães de guarda

Pastor Alemão 

Especialmente criada para executar atividades relacionadas à defesa de pessoas e propriedades, tarefas policiais e para atuar como cão-guia, o Pastor Alemão é, sem dúvidas, um dos cachorros mais conhecidos e eficientes nos trabalhos de cães de guarda. Extremamente atento e defensor, esse cão costuma latir alto e por longos períodos nas situações em que sente algum tipo de ameaça; sendo, ainda, muito eficiente em sua reações aos mais diversos tipos de perigo.  Seu grande porte e corpo forte são ótimas ferramentas para a intimidação de bandidos e agressores, e a personalidade do Pastor Alemão é ideal para esse tipo de trabalho; já que ele é obediente e leal. Embora cruzamentos fora do padrão tenham feito com que alguns cães da raça perdessem parte de suas características mais clássicas – tornando-os, em muitos casos, donos de temperamentos instáveis e um tanto imprevisíveis – eles seguem como uma ótima opção para quem deseja proteção, e ainda contam com a vantagem de se adaptarem bem a quase qualquer tipo de espaço. 

 Rottweiler  Conhecido por muitos como um cachorro agressivo, o Rottweiler pode ser bastante dócil quando criado de maneira afetuosa; no entanto, isso não lhe desqualifica como cão de guarda – já que sua força e capacidade de ataque continuam sendo bem altas. Comumente usada em trabalhos policiais, a raça é muito obediente, e pode atingir altos níveis de agressividade quando treinada para isso.  Capaz de se adaptar a diferentes tipos de ambiente e espaços, pode ser uma boa opção paraproteger casas de famílias, já que tem a habilidade de interagir bem com todos os indivíduos de um lar, quando habituado a isso desde filhote – garantindo a segurança das pessoas por meio dos altos níveis de hostilidade que apresenta no contato com intrusos.

Dobermann  A inteligência do cão Dobermann é uma de suas grandes qualidades, permitindo que seja condicionado em quase qualquer tipo de treinamento. Fiel e protetora em relação aos seus donos e família, esta raça já pode ser incluída no time dos cães de guarda mesmo sem que receba tipo algum de treinamento – já que, por ser extremamente territorial, naturalmente costuma defender o seu lar de intrusos.  Treinos de obediência são indicados aos cães da raça, pois, o mesmo territorialismo que o torna um ótimo cão de guarda também pode influenciar para que seja um cachorro muito defensivo, e que pode acabar atacando pessoas que não oferecem perigo.

Fila Brasileiro  Originária do cruzamento entre cães trazidos ao Brasil por holandeses, o Fila Brasileiro sofreu diversas mutações ao longo do tempo, que o tornaram uma raça ideal para atuar em atividades que envolvem segurança, caça e guarda.  Seus altos latidos e seu porte forte e grande o fazem bastante intimidador para as ameaças, e pode ser considerado um cão extremamente confiante e destemido – do tipo que defende o que acha importante sem medo algum do confronto. Embora, com o treinamento certo, possa ser tranquilo com as pessoas; não é um cão naturalmente sociável, e deve ser treinado e adestrado para evitar ataques inesperados (que podem ser fatais).

Dogue Alemão  Considerado um dos principais cães do time dos gigantes, o Dogue Alemão é bastante obediente e vive muito bem com pessoas e outros animais – apesar de ser um tanto reservado com desconhecidos.  Embora o seu tamanho enorme já possa ser o suficiente para intimidar (os cães da raça podem atingir até 1,80 metros, e há exemplares conhecidos com até 2 metros de altura), deve ser bem treinado quando a função desejada para ele é a de guarda; já que é um cão muito amigável.

Bullmastiff  Resultado da cruza entre as raças Mastim e Buldogue Inglês, o Bullmastiff é um cão bastante equilibrado e robusto, compensando sua falta de agilidade com a potência de sua força. Criada com o objetivo de ser um cão de guarda, a raça é extremamente indicada para quem busca segurança durante o período noturno – já que é silenciosa e conta com olfato e audição muito apurados.  Seu porte forte e musculoso é intimidador e precisa de atividades diárias para ser mantido, sendo que a raça necessita de carinhos e não convive bem sem a companhia de pessoas.

Pastor Belga de Malinois  Tão eficiente na guarda quanto seu “primo” Pastor Alemão, o Pastor Belga de Malinois é bastante usado em atividades de buscas, resgates, salvamentos, farejamento de drogas e esportes de agilidade, entre outros. Territorialista, a raça é muito inteligente, e não enfrenta problemas de obediência ou aprendizado.  Extremamente ágil, o Pastor Belga Malinois é grande e leve, sendo capaz de correr em altas velocidades e saltar grandes alturas. Corajoso e resistente, é um cão com grande capacidade de defender propriedades e pessoas – podendo ser bastante amigável com seus donos e os que considere confiáveis.

Dogo Argentino  Tido com uma das raças que junta as melhores características de defesa, o Dogo Argentino é grande, forte, musculoso e já intimida somente pela sua aparência. Muito resistente, é um cachorro que dificilmente abandona uma briga por algum tipo de fadiga, sendo extremamente eficiente em defender qualquer tipo de item para o qual seja treinado.  Silencioso e dono de um espírito caçador, o Dogo Argentino tem (assim como muitas outras raças da lista) o hábito de rondar e defender seu território a todo tempo, podendo ser uma grande arma de defesa para grandes ou pequenas propriedades (já que também é capaz de se adaptar bem à diferentes tipos de espaço).

American Staffordshire Terrier   Bastante parecido com os temidos Pitbulls, o American Staffordshire Terrier tem as mesmas raízes do seu “sósia”, com a vantagem de ser mais equilibrado e obediente. Forte, musculosa, dona de uma mordida poderosa e capaz de correr e saltar alturas enormes, a raça é a garantia de intrusos fora de casa quando tida como cão de guarda.  Apesar da cara e do porte de “matador”, o American Staffordshire Terrier é um cachorro bastante dócil e carinhoso com as pessoas que moram no seu lar e seus convidados; no entanto, se torna um defensor perfeito quando treinado – e deve ser socializado desde filhote com outros animais, já que pode ter certo receio em relação à eles e se tornar agressivo.

Akita  Chamado por muitos de “cão samurai”, o Akita é um animal com características ótimas para servir de cão de guarda e, assim como os guerreiros japoneses, é dotado de um temperamento silencioso, observador, territorial e caçador. Apegado e muito protetor em relação à sua família, é um cachorro que precisa ser socializado desde pequeno, pois pode ser bastante temperamental – principalmente com outros cães.  Conforme citado, o Akita é um cão muito observador, e seus ataques costumam ser absurdamente certeiros – já que ele estuda a sua vítima antes de tomar qualquer atitude. Independente, não é do tipo de animal que faz muita festa, mas pode proteger seu território e sua família até a morte quando necessário.

Rhodesian Ridgeback  Afetivo e carinhoso com seus donos, os cães Rhodesian Ridgeback são extremamente protetores e determinados – características que o tornam um ótimo cão de guarda. Embora tenha instintos protetores aguçados e seja uma raça bastante corajosa, precisa receber o treinamento correto para que seja um bom guarda, pois, seu temperamento dócil pode causar problemas nas horas de possíveis invasões.  De porte grande, esse cão é alto e musculoso, e deve ser socializado desde filhote para que conviva em paz com todo tipo de pessoa e animal – caso contrário pode se tornar um animal pouco amistoso. Dono de um temperamento independente, não exige muitos cuidados psicológicos ou físicos; e enfrenta bem mudanças climáticas e de ambiente das mais diversas.

Boxer  Usado como cão de luta em tempos passados, o Boxer é companheiro e alerta, podendo ser tanto um bom cão de guarda como de companhia – tendo sido uma das primeiras raças de cão a ser usada em trabalhos da polícia alemã. Adaptando-se bem a diferentes espaços, a raça tem uma ótima audição, que lhe permite identificar com precisão o local de uma possível invasão, por exemplo.  Bem sociável com pessoas e crianças, o Boxer não é muito amigável com outros animais – e deve ser treinado e socializado para que possa interagir bem com amigos e proteger a casa e a família de ameaças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário